FCC celebra a V Edição dos Prémios “Vive Saudável”

A FCC realizou a V Edição dos Prémios “VIVE Saudável” na sua sede corporativa em Las Tablas em Madrid. Desta forma, o Grupo FCC reconhece o trabalho e o compromisso com a segurança, saúde e bem-estar no trabalho das diferentes unidades organizacionais participantes, destacando assim a especial importância da dedicação à melhoria das condições de trabalho através das melhores práticas de prevenção de riscos profissionais e promoção da saúde no local de trabalho.
A abertura do evento foi realizada por Pedro Ledesma, que deu lugar às palavras de boas-vindas de Felipe Bernabé García, Secretário-Geral da FCC. Também se contou com a presença da presidente do Grupo FCC, Esther Alcocer Koplowitz, e dos principais executivos das áreas de negócios da empresa.
À semelhança dos concursos anteriores, o resultado tem sido excelente, tendo as candidaturas vencedoras sido selecionadas entre quase 40 candidaturas de todas as geografias e áreas de negócio da organização. Têm sido premiadas as iniciativas ou ações desenvolvidas por departamentos, equipas, áreas de negócio ou indivíduos da FCC que contribuam para a consolidação de uma cultura de prevenção e promoção da saúde e bem-estar no trabalho.
Os vencedores proclamados nas três categorias "Prevenção de Riscos Profissionais", "Promoção da Saúde" e "Menção Pessoal" foram os seguintes:
Categoria PREVENÇÃO DE RISCOS TRABALHO
Reconhecimento do compromisso com eficácia demostrada, na gestão da prevenção de riscos laborais, concertado em: objetivos significativos, processos implantados, medidas técnicas inovadoras, iniciativas empreendedoras e qualquer outro feito que tenha favorecido o controlo de ditos riscos e a melhoria das condições de segurança.
Primeiro Prémio
- Projeto “Desenho e implementação de carros de limpeza viária” para a Zona III da Delegação de Madrid- LV Zona 6 (Madrid) da área de Meio Ambiente.
Segundo Prémio (partilhado)
- Candidatura “Iluminação LED nas galerias de esgotos visitáveis” na Zona I da Delegação Centro- UTE Alcant Madrid Lote D da equipa Aqualia.
- Projeto apresentado pela área de Construção de Portugal “Demolição de vigas, pilares e lajes com recurso a um robô”, no projeto Edifício Luís Bívar.
Categoria PROMOÇÃO DA SAÚDE
Reconhecimento pelo trabalho de promoção de valores, hábitos e práticas saudáveis, pela contribuição para a preservação e melhoria da saúde e bem-estar das pessoas e por alternativas inovadoras para um ambiente de trabalho mais saudável.
Primeiro Prémio (partilhado)
- Candidatura "Protocolo para a gestão da saúde, bem-estar e, especialmente, adaptação dos postos de trabalho para trabalhadores especialmente sensíveis e idosos" apresentada pela Delegação de Castilla y León da FCC Medio Ambiente.
- Projeto “Programa de exercícios de cinco minutos no trabalho” da Delegação de Álava, Biscaia, Cantábria- Consórcio Interno de Bilbao para o Meio Ambiente.
Segundo Prémio (partilhado)
- Projeto “Prevenção de lesões músculo-esqueléticas” apresentado pela equipa Aqualia da Delegação Norte-Astúrias.
- Projeto “Bem-estar emocional na Aqualia: Desafio Covid-19” apresentado pelos CCSS da Aqualia.
Categoria MENÇÃO PESSOAL
O reconhecimento profissional aos trabalhadores que têm contribuído de forma destacada para a melhoria da segurança e saúde no trabalho na sua área de responsabilidade. Os prémios foram:
- Cipriano M. Castro González, chefe de produção do Metrô Oriente Médio-Ryadh da FCC Construcción.
- A equipe de manutenção (Ángel Luis Sánchez Sánchez, Ángel Fernández Pérez, José Feito García, Idahosa Igbinovia Imiefan Collins, Rodrigo Loreto Peña, Juan Manuel Alcaide Mellén) do Departamento de Segurança Corporativa e Serviços Gerais.
- Francisco Javier Casco Lozano, operador de ETAP da Delegação Extremadura da Aqualia.
- Lara Martín Rodríguez, técnica de serviço dos Jardines Valdemoro na Zona III da Delegacia do Centro de Meio Ambiente.
- Carlos Sánchez Serrano, gerente fabril da Área Industrial da Megaplas, S.A.
- Paulino Romero Nevado, Responsável de Área, Fiscalização e Limpeza de Esgotos da Zona III da Delegação de Barcelona Capital e Ilhas Baleares da FCC Medio Ambiente.
- Amândio da Silva Moura e Manuel Pereira, encarregados gerais da RRC, da Área I de Portugal na FCC Construcción.
O evento encerrou com uma foto de família e um saudável café da manhã. Na FCC, a melhoria da segurança, saúde e bem-estar das pessoas no ambiente de trabalho é um pilar fundamental da organização e um valor diferenciador no desenvolvimento das suas atividades, tudo promovido com o seu projeto VIVER SAUDÁVEL.